quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Pães de batata

 Já fiz outros pães de batata, mas essa receita que testei do site A casa encantada é simplesmente divina e super recomendo para quem quiser tentar. Os pães ficaram super fofinhos, eves e molhadinhos. Estou apaixonada pela receita e agora vou testar o congelamento.
Eu recheei com queijo cottage caseiro que é outra receita que ando amando para usar em recheios de salgados e pizza. Logo, divulgo ela também.
Uma dica ao fazer massa de pães é sempre usar formar retangulares, pois ao acrescentar a farinha de trigo aos poucos você já pode ir rasgando a massa aproveitando o formado da vasilha.
A imagem pode conter: comida e área interna
INGREDIENTES
2 batatas grandes (aprox. 250 gr) cozidas descascadas e amassadas,
2 ovos em temperatura ambiente,
2 colheres (de sopa) de manteiga derretida,
2 colheres (de sopa) de açúcar,
1 colher (de sobremesa) de sal
1 pacotinho de fermento seco instantâneo (10 gr),
1 xícara (de chá) de leite morno,
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente),
1/2 xícara de manteiga derretida para pincelar (opcional).

MODO DE PREPARO

Ema vasilha retangular grande misture o purê de batatas, os ovos a manteiga e o açúcar até que tudo esteja bem homogêneo. Adicione o leite, o sal e 1 xícara de farinha, mexa até a farinha dissolver e parecer um mingau grosso, adicione o fermento e reserve por 15 minutos.
Vá adicionando a farinha aos poucos e sovando até obter uma massa lisinha, pode ser que você não precise do 1 kg da farinha de trigo, então adicione aos poucos e somente o necessário!
Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
Transfira para a bancada e divida a massa em 32 pedaços, é o tamanho perfeito para os pãezinhos.
Abra a massa e se for rechear agora é a hora! Com a massa aberta como uma pizza coloque o recheio no centro e vá unindo as bordas até que esteja bem fechado, se a massa estiver muito fininha pode estourar, se não estiver bem fechada o recheio pode vazar, então não se esqueça de apertar bem com os dedos para esta massa se fundir.
Coloque a parte arrematada para baixo em uma assadeira bem polvilhada de farinha, faça o mesmo com o restante da massa.
 Deixe os pãezinhos crescerem antes de ir ao forno, isso deve demorar entre 30 minutos a 1 hora aproximadamente. Pré- aqueça o forno em temperatura alta  280 ºC. Pincele os pãezinhos com uma gema! O forno começa alto, para não queimar por for e não ficar crú por dentro, passados 10 primeiros minutos abaixe para 200°C.
Leve seus pãezinhos ao forno até ficarem dourados, assim que retirar pincele a manteiga derretida sobre eles ainda quente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...