sábado, 19 de dezembro de 2009

Vinagrete com Lombinho


O fim de ano chegando resolvi compartilhar uma das receitas que o pessoal mais tem me solicitado ultimamente. O famoso vinagrete! Eu servo ele geralemente acompanhando de Lombinho, peito de peru, queijo daqueles com a casquinha vermelha... vai do gosto de cada um! O que mais gosto é com peito de peru pois acho mais leve. O segredo do vinagrete esta em se corta a cebola antes e coloca-las submersas no gelo com um pouco de açucar para não perder a crocância e tirar um pouco da acidez. Eu geralmente corto a cebola em petálas, ja que nem todos gostam de cebola! Eu geralmente faço na vespéra para que o molho apure e a carne pegue o gosto.

Ingredientes:





1\2 xicára de passas
3 tomates mais maduros do que "de vez"
1 pimentão coloridos (Vermelho, amarelho... eles têm um gosto mais suave e fica mais colorido)
3 cebolas brancas (brancas e roxas),
2 cebolas roxas
1 maço de cheiro verde (Salsa e cebolinha)
1/2 xicara de azeitonas
Vinagre de Maçã
azeite extra-virgem,
açúcar mascavo ou melaço (para tirar a acidez) 
500 gr  de lombinho (presunto, peito de peru) fatiada bem fininho.




Modo de preparo:


Corte os tomates, cebolas e pimentões em cubinhos bem pequenininhos e misture as passas, o cheiro verde. Prepare 1 parte de azeite para 1/2 parte de vinagre (se você colocar 500ml de azeite, coloca 250 de vinagre), sal a gosto e o açúcar mascavo de leve. Vá experimentando e temperando de acordo com o seu paladar. Uns vão preferir o molho mais para agri, outros mais para doce. Eu prefiro mais doce!
A montagem, já no recipiente que irá servir, alternando as camadas nessa ordem: lombinho, saladinha, molho; lombinho, saladinha, molho; lombinho, saladinha molho.
Sirva acompanhado de pão delicia ou pãozinho de batata com gergelim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...